Home  /  Notícias  /  Professor da Faculdade Sogipa apresenta trabalho de pesquisa sobre Stand Up Paddle

02/10/2018 - 16h27

Professor da Faculdade Sogipa apresenta trabalho de pesquisa sobre Stand Up Paddle

Fabiano Bartmann representou a instituição em evento voltado para ensino e pesquisa.

Evento ocorreu no último dia 25 de setembro na capital.
Evento ocorreu no último dia 25 de setembro na capital.

Quando somos a referência. Atualmente a faculdade com o DNA de campeão, que tem um notório destaque dentro das quadras, dos tatames, nas pistas e por onde passa, também vem ganhando destaque com o aprendizado que é fornecido dentro da sala de aula, fruto de um corpo docente que tem os melhores professores do estado. Desta forma, que no último dia 25 de setembro, o professor Fabiano Bartmann, foi destaque na IV Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA.

 

Para o evento, o professor Fabiano, apresentou um trabalho que é inédito no estado e no Brasil, que traça o perfil competitivo dos praticantes de Stand Up Paddle (SUP) no Rio Grande do Sul, onde o objetivo do trabalho é saber quantos dos competidores de SUP existe no estado, qual a preferência do tipo de prova (longa distância e/ou por etapas), quais as categorias que mais agregam atletas, que são divididas por idade, amadores e em nível de profissionais (chamada de Pro ou Open) e o tipo de prancha Fun ou Race, onde o professor Fabiano, também é um atleta praticante da modalidade.

 

O trabalho é o primeiro de uma sequencia de outras três produções que são oriundas da tese de mestrado de Fabiano, que visa traçar o perfil de dor e lesão que são comuns ao esporte. Atualmente o docente trabalha em um artigo que está em fase de finalização, e que mostra a pouca quantidade de material científico publicado referente a modalidade, tendo como base o banco de dados PubMed. No Brasil, o Stand Up Paddle tem em seu raro material científico publicado abordagens sobre turismo, recreação, lazer e treinamento físico.

 

 

Comentários