Home  /  Institucional  /  História

SOGIPA

Foto aérea do Clube SOGIPA

A Sogipa (Sociedade de Ginástica Porto Alegre) foi fundada como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica) em 1867 por um grupo de imigrantes alemães. Mas a Sogipa do século XXI não é mais a mesma que "Porto Alegre viu nascer", está muito melhor. Nas últimas décadas, ampliou-se consideravelmente o quadro de associados, o número de atividades, as participações em eventos esportivos, as relações com outros clubes sociais.

Aliada a outros emprendimentos patrimoniais, como as construções das novas sedes do tênis, dos escoteiros e das bandeirantes, e as obras nas piscinas, a Sede Social veio a beneficiar não só os associados, mas também à cidade de Porto Alegre com um moderno salão de festas e eventos.

Conheça mais sobre o Clube SOGIPA: aqui.

Faculdade Sogipa

Nasceu da idealização do Clube SOGIPA de apresentar para a comunidade uma instituição de ensino superior focada na promoção do esporte, saúde, recreação e lazer, buscando o desenvolvimento da sociedade a partir de um único curso de graduação em Educação Física - Bacharelado.

A partir de seu credenciamento pela Portaria Ministerial nº 1.387 de 14/11/2008, publicada no D.O.U. de 17/11/2008, a Faculdade Sogipa deixou de ser um sonho para se tornar realidade. Logo após, foi emitida a Portaria Ministerial nº 968 de 25 de novembro de 2008 que autoriza o funcionamento do curso de Educação Física - Bacharelado.

Desde então, sendo uma das mais novas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul com o curso de Educação Física, vem se desenvolvendo cada vez mais na qualidade de ensino com professores altamente qualificados, infraestrutura esportiva gigante do Clube SOGIPA, Laboratórios e salas de aulas personalizadas. Ainda, os alunos da Faculdade sempre estiveram próximos dos sócios do clube promovendo uma troca solidária de extrema importância para sociedade através de atividades de extensão universitária.

O ano de 2013 teve alguns obstáculos tendo em vista a tragédia ocorrida no dia 25 de outubro em que houve um incêndio na sede social do Clube SOGIPA, fato que danificou 90% da estrutura da Faculdade Sogipa situada no 3º andar, pavimento que mais foi atingido pelo fogo. Entretanto, em meio a um momento tão delicado, a Faculdade encontrou parceiros solidários que permitiram que os alunos pudessem concluir o seu semestre sem perder um dia de aula.

Em 2014, muitas conquistas. Foi expedida a Portaria Ministerial nº 546 de 12 de setembro de 2014 de reconhecimento do curso de Educação Física - Bacharelado. Além disso, a instituição se encontra em uma nova sede situada na Av. Benjamin Constant, 80, bairro São João, bem próxima ao Clube SOGIPA. Ainda, esse ano foi marcado pela excelente nota 4 obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Hoje a Faculdade Sogipa é uma das maiores Instituições de ensino superior em Educação Física do estado, em número de alunos.

Em 2016, com novos cursos de Extensão e Pós-Graduação, a Faculdade Sogipa tem seu escopo ampliado, proporcionando mais conhecimento e capacitação nas diversas ciências da saúde e do desporto.