Home  /  Extensao  /  Projeto Dança  /  A Dança

Projeto Dança

A Dança

Projeto Dança da Faculdade Sogipa
Projeto Dança da Faculdade Sogipa

A dança surgiu na era primitiva como uma manifestação sagrada do ser humano. Rituais exaltavam as crenças da sociedade primitiva. Com o passar dos séculos, a dança em conexão com as necessidades de cada época, desenvolveu novas formas de dança e de dançar. Sua linguagem corporal foi ampliada devido à aquisição de vocábulos corporais variados, reconhecidos, principalmente, nas características motoras e sociais dos estilos que compõem a dança popular e a dança erudita. As funções da dançaestabelecidas pelas sociedades vigentes se ampliaram, tornando a dança uma das mais elevadas expressões intrínsecas e extrínsecas do ser humano.  

 

A dança na atualidade abarca uma gama de objetivos favoráveis ao desenvolvimento humano. As finalidades se estendem a propósitos artísticos, culturais, inclusivos, salutares e sociais. É a segunda atividade mais praticada no nosso país, ficando atrás, apenas do futebol, segundo dados do MinC.

 

O mercado de trabalho da dança é vasto. Aposta, normalmente, em profissionais que utilizam a criatividade e a sensibilidade como diferenciais, aliadas a versatilidades de competências e habilidades em sintonia com o espírito ético, crítico, solidário, empreendedor e sustentável. As atuações pedagógicas e técnicas, entre outras, são concretizadas em espaços formais e, em grande representatividade em espaços informais como academias, centros de lazer, clubes, conservatórios, escolas de dança   

 

O Projeto Dança da Faculdade Sogipa surgiu no segundo semestre de 2012 através da iniciativa da Professora MS Ângela Garcia. Desde este período, vem realizando ações extensionistas gratuitas, buscando relacioná-las a ensino e pesquisa para fomentar uma visão ampla da dança em moldes interdisciplinar e transversal.

 

O Projeto defende o slogan Dança para Todos. Suas iniciativas são coerentes com esta postura inclusiva e cultural. Fomenta atitudes e valores no âmbito das diversidades.

 

O Projeto valoriza a Responsabilidade Social. Doações recebidas nos eventos são repassadas a entidades benemerentes como um ato solidário de cidadania.

Comentários