Os alunos da disciplina de Fisioterapia em Oncologia, do 8º semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Sogipa, realizaram visita técnica ao Hospital Nossa Senhora da Conceição na Unidade de Oncologia, que possui 44 leitos (19 de hematologia, 15 de oncologia clínica e 10 de oncologia cirúrgica). A visita foi com intuito de compreender na prática as rotinas e os cuidados prestados aos pacientes oncológicos internados naquele hospital.

Os alunos, supervisionados pelo Prof. Dr. Jerônimo Branco, foram muito bem recebidos e guiados pela Fisioterapeuta Katiane Tremarin Morsch, profissional do hospital com vasto conhecimento e experiência na área de hematologia. Nessa oportunidade também puderam conversar e sanar dúvidas com a fisioterapeuta Jenifer Horn da Silva, residente em Oncologia e Hematologia. As duas profissionais mostraram a estrutura da unidade, informaram sobre as atividades realizadas e oportunizaram aos alunos acompanharem os atendimentos fisioterapêuticos no setor de Oncologia.

Após a visita, tres alunos fizeram questão de deixar seus relatos sobre suas experiências com a visita técnica:
“Conhecemos a ala da Oncologia, também a sala de vivência da equipe multidisciplinar e junto a Fisioterapeuta Katiane visitamos os leitos para conhecermos os pacientes, observamos atendimentos fisioterapêuticos de perto, também conversamos com alguns pacientes onde na minha opinião foi a maior troca que ocorreu uma troca de respeito e empatia pelo próximo trazendo para nós aproximação da realidade, podendo observar o quanto os tratamentos são fundamentais os pacientes. Com toda a certeza foi uma das melhores experiências que já tive na vida, agregou-me como acadêmica mas ainda mais como humana, saí do hospital com muito conhecimento mas também com um olhar mais delicado ao olhar para o próximo.” Libni Coelho.

“A visita pra mim foi algo incrível e muito produtiva, mesmo eu já tendo trabalhado no hospital em outra área pude perceber que estou no curso” Everton Santos.

“Foi fantástica a oportunidade de vivenciar o Hospital Conceição no setor de Oncologia. É uma área que me impacta muito e ver de pertinho como funciona na parte do SUS, me fez entender o quanto a nossa profissão é importante e que mágico será quando ganharmos mais espaço para fazer a diferença da vida do paciente.“ Josiane Bica.