Informações do campeão

foto

BIOGRAFIA

Atleta da SOGIPA, João Derly foi o primeiro brasileiro da modalidade a conquistar umamedalha de ouro em um campeonato mundial da categoria principal (sênior). O feito foi alcançado no Campeonato Mundial de Judô de 2005, na cidade do Cairo, Egito. Além do título inédito, o judoca ainda foi eleito como o melhor atleta da competição. Na final, João derrotou o japonês Masato Uchishiba em menos de um minuto de luta, por ippon.

Em 15 de setembro de 2007, sagrou-se bicampeão mundial durante o 25º Campeonato Mundial realizado no Rio de Janeiro, ao derrotar o cubano Yordanes Arencibia, por um koka, no Golden Score, tempo extra realizado após o combate terminar empatado durante os cinco minutos regulamentares. Passados mais de cinco anos do bicampeonato, Derly continuas endo o único brasileiro a vencer o torneio por duas vezes. No mesmo ano, Derly já havia conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, igualmente disputado no Rio de Janeiro.

No ano de 2010 foi eleito atleta da década pela Federação Gaúcha de Judô. Nesta época, ele já lutava pela categoria leve (até 73 kg). Nos dois anos seguintes, João Derly precisou passar por duas intervenções cirúrgicas no joelho, o que acabaram por abreviar a carreira. Em um evento promovido pela Sogipa, o judoca aposentou-se oficialmente em junho de 2012, derrotando o atleta da Costa Rica Murilo Osmam em uma luta que durou apenas 21 segundos.

Após aposentar-se como judoca profissional, João Derly disputou em 2012 a eleição de vereador de Porto Alegre pelo PCdoB, elegendo-se como segundo mais votado do pleito, com mais de 14 mil votos. Em 2014 disputou a eleição a deputado federal, pelo PCdoB e foi eleito com 106.991 votos. No congresso federal terá como pautas prioritárias esporte, educação e juventude.